Procedimentos Acadêmicos: Isenção de Disciplinas
Ao ingressar em uma instituição de ensino superior por meio de vestibular, transferência ou como portador de diploma de curso superior, há a possibilidade de obter isenção de algumas disciplinas.
Este procedimento é bastante útil para evitar a repetição de conteúdos que o aluno já tenha aprendido em uma outra Instituição de Ensino Superior (IES), desde que ela seja devidamente credenciada e o curso seja reconhecido pelo MEC.
Confira nesse post todos os detalhes!
Compreendendo se a Isenção de Disciplinas te atende
Contudo, para que a isenção seja aplicada, é necessário que exista uma equivalência entre o conteúdo didático e a carga horária da disciplina pretendida com aquela que compõe o currículo do curso no qual o aluno está matriculado.
Ou seja, a disciplina que se deseja obter isenção deve ter um conteúdo programático e uma carga horária similares às da disciplina que se está cursando na nova instituição.
Como Solicitar a Isenção de Disciplinas
Se você deseja obter a isenção de uma ou mais disciplinas, o procedimento é bastante simples. Basta fazer um requerimento por meio do Portal do Aluno (SIA). No requerimento, você deve informar o curso, o campus e a matrícula anterior.
É importante ressaltar que este requerimento deve ser feito obedecendo o prazo de apresentação previsto no calendário acadêmico da instituição.
Importância da Isenção de Disciplinas
Obter a isenção de disciplinas pode ser de grande valia para o aluno. Além de evitar a repetição de conteúdos já aprendidos, essa prática pode contribuir para uma maior otimização do tempo do aluno, permitindo que ele se dedique a outras disciplinas ou atividades.
Além disso, pode proporcionar uma maior flexibilidade na montagem do horário de estudos, e até mesmo possibilitar a conclusão do curso em um tempo menor que o previsto.