Programa de intercâmbio da PUCRS complementa formação dos alunos de Medicina
O programa de colaboração internacional da Escola de Medicina da PUCRS é uma iniciativa que busca ampliar a formação dos estudantes, promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais de diferentes países e contribuir para a melhoria das condições de saúde em locais carentes. Desde 2017, essa parceria envolve o Hospital Central de Maputo, em Moçambique, e a Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos.
Essa colaboração permite que estudantes brasileiros passem um tempo em uma dessas instituições, assim como futuros médicos moçambicanos e norte-americanos vêm ao Brasil para estagiar no Hospital São Lucas da PUCRS.
Para participar do programa, a PUCRS oferece oito vagas anuais, sendo quatro para os Estados Unidos e quatro para Moçambique, enquanto nove alunos, cinco da UCLA e quatro do Hospital Central de Maputo, são recebidos no total. Os estágios têm duração de um a três meses.
Os interessados precisam estar no 4º, 5º ou 6º ano da graduação em Medicina, passar por critérios de seleção como o Coeficiente de Rendimento, avaliação do Currículo Lattes e entrevista. O perfil dos alunos é analisado considerando não apenas as notas, mas também atividades extracurriculares e trabalho voluntário, visando selecionar quem terá melhor aproveitamento no intercâmbio.
Os estudantes têm a oportunidade de escolher o destino desejado e o processo de inscrição é diferente para cada um dos dois. Um exemplo é Laura Pinho Fillmann, que cursa o 6° ano e se candidatou a uma vaga para a UCLA. Ela descreve sua experiência como muito enriquecedora, destacando o acesso a tecnologias avançadas e práticas médicas não comuns no Brasil.
O decano da Escola de Medicina da PUCRS, Leonardo Araújo Pinto, enfatiza as diferentes experiências oferecidas em Moçambique e na UCLA. Em Moçambique, os alunos se deparam com um sistema de saúde mais voltado para grandes hospitais, acesso limitado a serviços básicos e uma condição epidemiológica com alta incidência de doenças infecciosas. Nos Estados Unidos, eles têm contato com alta tecnologia médica, ambientes propícios para pesquisas e tratamentos inovadores.
Além desses programas, a PUCRS mantém convênios com instituições na Dinamarca, Espanha e Inglaterra, ampliando ainda mais as oportunidades de intercâmbio e aprendizado para os estudantes de Medicina.