Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam em 17/11
As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam em 17 de novembro, conforme o edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC). O prazo para se inscrever vai até o dia 24 de novembro, com um processo gratuito e exclusivamente online, por meio do portal Acesso Único.
O resultado da pré-seleção será divulgado em 30 de novembro.
Confira mais detalhes do post
Quem tem direito ao benefício?
Os estudantes selecionados poderão começar a utilizar o financiamento a partir de julho de 2023. Com o Fies Vagas Remanescentes, todo o segundo semestre do próximo ano poderá ser financiado, inclusive para aqueles que não possuem pendências financeiras na instituição de ensino.
Caso desejem, esses estudantes poderão até mesmo solicitar a devolução de valores já pagos durante esse período.
Quem pode se inscrever?
Podem se inscrever alunos regularmente matriculados no mesmo curso, turno e localidade da instituição de ensino que participa do Fies nesta edição, desde que atendam a outros critérios, como possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários-mínimos.
Diferente de edições passadas, a seleção dos inscritos será baseada na classificação das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, sendo exigida uma média de 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Qual a prioridade de inscrição.
A prioridade na classificação é para os bolsistas parciais (50%) do Programa Universidade para Todos (Prouni), seguidos por estudantes sem diploma de graduação e que nunca foram beneficiados pelo Fies.
Em seguida, estão aqueles sem diploma de graduação, mas que já foram beneficiados pelo Fies, e posteriormente os estudantes com diploma de graduação, mas sem histórico no Fies. Por fim, os estudantes com diploma de curso superior e que já quitaram o financiamento têm a última prioridade na classificação.