Modelo de Ensino Estácio: Uma abordagem centrada no aluno?
O modelo de ensino não é apenas um conjunto de diretrizes que orientam o processo de aprendizagem, mas também uma filosofia que define como os alunos devem ser ensinados e avaliados.
Neste artigo, discutiremos nosso modelo de ensino, que é fundamentado no desenvolvimento de competências e centrado no aluno.
O que é o Modelo de Ensino da Estácio?
O modelo de ensino-aprendizagem do seu curso é fundamentado no desenvolvimento de competências relacionadas à área de atuação profissional e às diretrizes curriculares nacionais que norteiam a construção da estrutura curricular.
Esse foco na competência significa que o objetivo principal é garantir que os alunos não apenas adquiram conhecimento, mas também sejam capazes de aplicá-lo de maneira eficaz em sua vida profissional.
Conhecendo a Matriz Curricular
Para facilitar essa experiência de aprendizado, adotamos uma série de estratégias inovadoras. A matriz curricular é migrada para o Sistema de Informações Acadêmicas (SIA), uma plataforma digital que permite uma integração completa com as ferramentas tecnológicas do nosso modelo de ensino. Isso facilita o acesso aos materiais de aprendizado e permite que os alunos acompanhem seu progresso acadêmico.
Troca de aprendizado?
Mas o que realmente distingue nosso modelo é a ênfase na aprendizagem ativa. Isso significa que os alunos são incentivados a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, em vez de serem meros receptores de informações.
Isso é alcançado por meio de uma combinação de roteiros práticos, estudos de caso, relatos de experiências e simulações. Isso permite que os alunos vivenciem uma experiência real e prática, ajudando-os a resolver problemas que enfrentarão em sua vida profissional.
Como é a abordagem na prática?
Essa abordagem centrada no aluno tem uma série de benefícios. Primeiro, permite que os alunos se tornem protagonistas de seu próprio processo de ensino-aprendizagem. Isso os capacita a assumir o controle de sua própria aprendizagem e a se tornarem aprendizes autônomos.
Segundo, a aprendizagem ativa também ajuda a desenvolver uma série de habilidades importantes, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração.
Conclusão
Finalmente, nosso modelo de ensino também inclui uma forte ênfase na avaliação formativa. Isso significa que a avaliação é usada não apenas para medir o desempenho dos alunos, mas também para ajudá-los a entender onde estão em seu aprendizado e como podem melhorar.
Isso é feito por meio de uma série de atividades de verificação de aprendizagem, que permitem aos alunos refletir sobre o que aprenderam e aplicar esse conhecimento de maneira eficaz.
Em resumo, nosso modelo de ensino é projetado para colocar os alunos no centro do processo de aprendizagem. Ao focar no desenvolvimento de competências e na aprendizagem ativa, nosso objetivo é garantir que os alunos não apenas adquiram conhecimento, mas também sejam capazes de aplicá-lo de maneira eficaz em sua vida profissional.