Em Manaus, graduandos continuam fazendo Enem como estratégia para bolsa do Prouni

Em Manaus, graduandos continuam fazendo Enem como estratégia para bolsa do Prouni Share on X

A busca por bolsas no Programa Universidade Para Todos (Prouni) continua sendo um objetivo importante para muitos estudantes em Manaus, mesmo aqueles que já estão cursando uma graduação.

Para se candidatar a uma bolsa integral ou parcial do Prouni, é necessário obter uma média de 450 pontos nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter nota zero na redação.

Alguns estudantes, como Herenilda Viana Dias, que está no segundo período do curso de Direito, estão fazendo o Enem como estratégia para garantir uma bolsa no Prouni. Mesmo estando satisfeita com seu curso atual, ela deseja obter uma bolsa para facilitar seu acesso à educação superior.

Outros, como Fabielle Lima, que está no segundo ano do curso de Odontologia, também estão participando do Enem com o objetivo de conquistar uma bolsa do Prouni. Mesmo sendo mãe de um bebê de dois meses, ela vê o programa como uma oportunidade de receber subsídios do governo para estudantes de baixa renda.

O Prouni utiliza as notas do Enem como critério para a distribuição de bolsas de estudo, e as bolsas são concedidas com base no desempenho dos candidatos. Essas bolsas podem cobrir 50% ou 100% dos custos de mensalidade em universidades privadas para estudantes de baixa renda que atendem aos critérios do programa.

É importante destacar que o Prouni é voltado para estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais na rede particular. Além disso, professores da rede pública que estejam atuando no magistério também podem se candidatar ao programa.

Deixe um comentário