Dívida do Fies: renegociação começa nesta terça-feira na Caixa e no Banco do Brasil, diz ministro
A renegociação das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) com descontos de até 99% nas multas e juros já está disponível para estudantes e ex-alunos que possuem débitos.
As novas regras de renegociação foram aprovadas pelo Congresso e sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas.
Essas novas condições visam ajudar a 1,2 milhão de inadimplentes do FIES a regularizarem suas situações financeiras. Eis um resumo das regras:
1. Estudantes com parcelas em atraso a mais de 90 dias em 30 de junho de 2023:
– Desconto de juros e de até 12% do valor total da dívida no pagamento à vista.
– Parcelamento em até 150 parcelas mensais, com redução de 100% de juros e multas.
2. Estudantes com parcelas em atraso a mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, inscritos no CadÚnico ou beneficiários de programas sociais em 2021:
– Desconto de até 99% no valor consolidado da dívida, incluindo o valor principal, por meio da liquidação integral do débito.
3. Estudantes com parcelas em atraso a mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 que não se enquadram nas categorias acima:
– Desconto de até 77% no valor consolidado da dívida, incluindo o valor principal, por meio da liquidação integral do débito.
Os estudantes podem renegociar seus contratos com base nessas regras por meio das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, a partir de 7 de novembro.
Vale destacar que essas novas condições visam ajudar os estudantes a quitar suas dívidas e retornar ao ensino superior.
As ações do governo têm como objetivo ampliar o acesso à educação superior e dar suporte aos estudantes que enfrentam dificuldades financeiras devido a dívidas do FIES.