Um guia completo sobre a Renovação de Matrícula da Estácio.
O processo de renovação de matrícula é um momento de suma importância para todos os
estudantes. É o momento de renovar o compromisso com a instituição de ensino, garantindo que suas atividades acadêmicas possam continuar sem interrupções.
Para facilitar essa etapa, este post detalhará todo o processo para que você possa fazer a sua renovação de matrícula sem problemas. Vamos lá?
- O que é a Renovação de Matrícula?
A renovação de matrícula é o processo que todos os alunos devem passar para garantir que continuarão estudando na instituição de ensino no próximo período.
Este processo é composto por várias etapas, sendo a aceitação do contrato educacional e o pagamento do boleto de renovação as mais importantes.
Após a conclusão dessas duas etapas, o aluno poderá visualizar a grade de disciplinas para o próximo período.
- Pré-matrícula
Um novo sistema de renovação de matrícula foi implementado. Nele, os alunos precisam
realizar a pré-matrícula, ou seja, aceitar o contrato educacional no período estipulado.
Após aceitar o contrato educacional e pagar o boleto, o aluno precisa aprovar a sua grade para que a renovação da matrícula seja efetivada.
É importante lembrar que o aceite do contrato para o período de 2022.1 iniciou no Lyceum em 25 de outubro. Se você já aceitou esse contrato no Lyceum, não precisará repetir essa etapa no RENOVA.
- Boleto de Renovação
Após aceitar o contrato de renovação, o aluno poderá conferir o seu boleto de renovação. O
valor deste boleto segue a mesma regra atualmente utilizada no Lyceum.
Assim, o boleto de renovação estará com o valor acordado em contrato e com o reajuste aplicado.
- Grade de Disciplinas
No novo sistema, a geração da grade de disciplinas é realizada de forma automática com base na matriz curricular do aluno e nas disciplinas a serem ofertadas no próximo período. Caso o aluno precise realizar alguma alteração nessa grade, ele deve procurar o coordenador do seu curso.
- Mensalidade
As mensalidades seguirão o valor acordado em contrato e com reajuste aplicado, exceto nas situações em que a carga horária do período for diferente daquela prevista na matriz curricular do aluno.
Caso a carga horária seja inferior à da matriz, os boletos receberão uma bolsa para ajuste do valor a ser pago. Caso a carga horária seja superior, será emitido um boleto adicional à da mensalidade contendo o valor da diferença.
Em ambos os casos, caso haja diferença referente aos boletos emitidos anteriormente para o semestre letivo (tanto a maior quanto a menor), o acerto financeiro retroativo virá no próximo mês.
- Formas de pagamento
Os alunos poderão pagar as mensalidades diretamente no SIA, por cartão de crédito; no site, também por cartão de crédito; por boleto bancário; ou presencialmente nas unidades, com cartão de crédito e débito.
- Declarações e documentos oficiais
No Portal do Aluno (SIA), os alunos podem conferir quais declarações e documentos oficiais
podem ser solicitados. A instituição possui o sistema de Emissão Digital de Documentos (EDD), por meio do qual os alunos podem fazer o requerimento, solicitar que o valor do serviço seja cobrado com a sua mensalidade e, em seguida, a declaração será disponibilizada em seu Portal do Aluno.
Na opção de pagamento por meio de débito, a emissão é automática. Já na opção boleto, é preciso dar baixa ao pagamento para que a declaração seja disponibilizada. Nem todas as declarações EDD são cobradas. Verifique a relação no Portal do Aluno.
Conclusão
Esperamos que este post tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre a renovação de
matrícula. Caso ainda tenha alguma pergunta, não hesite em entrar em contato conosco.
Estamos sempre dispostos a ajudar